como organizar sua vida financeira

Como organizar sua vida financeira? Veja dicas práticas para colocar em prática já!

Nem sempre é fácil controlar suas finanças. Por isso, como organizar sua vida financeira ainda é um mistério para muitas pessoas. E é exatamente isso que faz com que se criem dívidas enormes e desequilíbrio entre renda e despesas!

Mas, saiba: organizar as finanças não é nenhum bicho de sete cabeças. Com alguns cuidados básicos você pode mantê-las organizadas. Igualmente, pode gerir e aplicar  suas finanças de melhor forma.

Para saber como fazer isso e obter a organização dos seus sonhos, continue lendo. Abaixo, separamos algumas dicas para gerir suas finanças. Também, de como usá-las da melhor forma, evitando surpresas desagradáveis e dívidas.

como organizar sua vida financeira

Veja o passo a passo de como organizar sua vida financeira: https://www.meuportalfinanceiro.com.br/como-organizar-sua-vida-financeira/

Como organizar sua vida financeira: Veja dicas

Nos itens que se seguem você encontra algumas dicas que farão toda a diferença na sua vida financeira. Por isso, não deixe de conferi-las. Todas elas incluem medidas simples, mas que podem mudar a forma como você lida com suas finanças.

Faça um orçamento

Primeiramente, é imprescindível que você tenha em mãos um orçamento completo. Ele é, basicamente, um plano financeiro. Assim, ele se volta à organização da renda. Igualmente, à previsão de despesas.

Um orçamento é o primeiro passo de como organizar sua vida financeira. Ele é importante aos particulares, às empresas e às famílias. Sem ele, afinal, torna-se impossível ter uma visão geral sobre ativos e passivos. E, isso, leva à desorganização e dá brechas para dívidas.

Mas, então, como fazer um orçamento? Veja, nos itens abaixo, algumas questões que vão lhe ajudar a desenvolvê-lo:

  • Liste sua renda, considerando-se valores fixos e variáveis;
  • Nomeie suas despesas. Aqui, lembre-se de dividi-las entre fixas e variáveis. Encaixam-se no primeiro grupo mensalidades, aluguéis, condomínio, alimentação e outros. Já no segundo está lazer, despesas eventuais (uniforme escolar, troca de eletrodomésticos, consertos, reformas). No que diz respeito às despesas de energia elétrica e água, elas costumam ser variáveis. Entretanto, torna-se possível estabelecer uma média de consumo fixa.

Tenha metas

Para ter sucesso em como organizar sua vida financeira é necessário que você também tenha metas. Isto é, é imprescindível que você saiba quais são seus objetivos financeiros. Com isso, torna-se possível desenvolver estratégias para alcançá-los.

Dentre as questões mais recorrentes aqui estão:

  • Viagens;
  • Obtenção de imóvel próprio;
  • Compra de automóvel;
  • Reformas;
  • Compra ou troca de móveis e eletrodomésticos.

Veja que cada item que citamos acima varia de acordo com valor. Igualmente, de acordo com o prazo necessário para conquistá-los. Ainda, lembre-se de organizar sua vida financeira com a classificação das metas.

Ou seja, estipule quais têm urgência e quais podem esperar. Dessa forma, você pode destinar melhor os recursos. Ainda, encontrar formas de aumentar sua renda para tornar seus objetivos possíveis.

Use a tecnologia a seu favor com aplicativos financeiros

Um bom recurso de como organizar sua vida financeira está na palma de sua mão. Estamos nos referindo ao celular e à infinidade de aplicativos financeiros que existem. Eles podem ser gratuitos ou pagos, mas são essenciais em pleno 2021.

Um aplicativo financeiro é capaz de identificar gastos, prever valores disponíveis, dentre outras coisas. O melhor é que ele é capaz de dar uma visão geral sobre suas finanças. Nesse caso, então, ele atua em favor do seu orçamento.

Assim, não deixe de apostar em um app para ajudar você. Com isso, torna-se mais fácil gerir e organizar a sua vida financeira.

Renegocie dívidas

Outro ponto essencial para a organização das finanças é a renegociação de dívidas em aberto. Saiba, não adianta ignorá-las. Por isso, o melhor caminho é encará-las, até mesmo para evitar inscrições em órgãos como SPC e Serasa.

Além disso, ao buscar como organizar sua vida financeira, é essencial se livrar de juros e taxas desnecessárias. Dessa forma, busque renegociar suas dívidas. Assim, você garante que seu nome permaneça limpo.

como organizar sua vida financeira

Busque uma renda extra

Outro ponto que ajuda nessa organização é a busca de uma renda extra. Isso é importante por uma série de questões. Primeiramente, para dar fôlego ao pagar as contas. Com isso, você garante que irá cobri-las. Da mesma forma, que será possível pagá-las, e, ainda assim, ter dinheiro na mão.

A renda extra é uma forma, também, de dar seguimento aos seus sonhos. Afinal, se o seu orçamento não demonstra muitas chances de sobrar dinheiro, essa renda o fará. Portanto, considere usar seu tempo livre para lucrar. Mas, claro, lembre-se também de descansar.

E como organizar a vida financeira com renda extra? Quais são as possibilidades? Em verdade, elas são inúmeras. Por exemplo, você pode abrir um e-commerce. Ou, então, produzir produtos e vendê-los. Ainda, é possível prestar serviços pontuais para terceiros.

Veja algumas das principais soluções:

  • Sites para Freelancers;
  • Produção e venda de artesanato;
  • Criação de um e-commerce;
  • Prestação de serviços pontuais, etc.

Por isso, não deixe de considerar buscar uma renda extra para ter sucesso ao organizar sua vida financeira.

Published by

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.